Monique Rocha é cantora, atriz e arte educadora.

Site: https://www.facebook.com/monique.rocha.391

E-mail: moniquerochaalves@gmail.com

Telefone Público: (27) 99879-8411

Endereço: Rua Deocleciano de Oliveira, 43, 2º andar, Centro, 29015-320, Vitória, ES

CEP: 29015-320

Logradouro: Rua Deocleciano de Oliveira

Número: 43

Complemento: 2º andar

Bairro: Centro

Município: Vitória

Estado: ES

Descrição

Monique Rocha é natural de Afonso Cláudio, interior do Espírito Santo e atualmente reside na capital, Vitória.

Iniciou sua carreira no teatro em 2001, e foi lá que se descobriu cantora, cantando em alguns espetáculos dos quais participou.

Formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pelo curso de Qualificação Profissional para Atores da escola FAFI, tem sua trajetória pautada na mesclagem da Música, Teatro e Artes Plásticas.

Em 2007 resolve entrar no mercado musical se apresentando em alguns bares com um repertório bem variado. Mas é em 2010 que resolve se profissionalizar de fato, formando o grupo “Fina Flor do Samba”, cantando um repertório requintado de sambas antigos e definindo o samba como seu estilo.

Em 2012, lança carreira solo como cantora, idealizando e produzindo o Espetáculo Musical “Respeitem ao Menos os Meus Cabelos Brancos”, uma homenagem ao Centenário de Herivelto Martins, com participação de vários artistas capixabas.

A partir daí lança o Projeto “Samba da Antiga”, com um repertório requintado de clássicos do samba, se apresentando em bares e eventos.

Em 2015 lança “O Canto da Guerreira – Uma Homenagem a Clara Nunes”, tendo grande destaque local e levando o espetáculo para o Rio de Janeiro.

Ainda nas comemorações dos 75 anos de Clara Nunes, em 2018, estreia o Show
“Clara: Sambas Boleros e Canções” com Argumento e Roteiro de José Roberto Santos Neves e dividindo o palco com a cantora Dorkas Nunes.

Outro show temático é “O Mar Marejou”, uma homenagem ao Dia de Iemanjá, apresentado desde 2016 em bares e Escolas de Samba.

Como atriz-cantora, fez parte da Cia Makuamba durante 15 anos, com espetáculos teatrais contemplados por vários editais de cultura do estado e prêmios nacionais, dando destaque ao espetáculo musical “Chico Prego”, contemplado pelo Edital Miriam Muniz FUNARTE/2015, Edital Circulação SECULT/2013 e Edital Residência SECULT/2012.

Dentro da proposta de mesclar Teatro e Música, desenvolve desde 2008, o projeto de arte e educação “A História é Negra”, que conta histórias reais ou fatos reais dos negros escravizados no Brasil tendo como auxílio fantoches, adereços e músicas de matriz africana. O projeto é desenvolvido em escolas e eventos culturais, tendo sido contemplado em vários editais.

Em 2018 é convidada a integrar o “Bloco Afrokizomba”, o primeiro bloco afro da cidade de Vitória. Juntamente com outros integrantes, é fundadora e passa a fazer parte da equipe de organização. Além de ser uma das cantoras é também compositora, tendo composto os 2 enredos existentes do bloco, com letra de cunho político e racial.

Desde 2018 lidera o Projeto “Samba Pras Moças”, composto por cantoras de renome no cenário capixaba, com um repertório formado com composições interpretadas por sambistas que fizeram história, onde cada cantora convidada representa uma dessas sambistas, como o intuito de reafirmar a importância das mulheres na trajetória do samba e fazer com que elas continuem sendo protagonistas nos dias de hoje.

É a coordenadora geral, representante do estado do Espírito Santo no evento
“Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba”, que é um encontro que acontece anualmente em várias cidades do Brasil e fora do país, que reúne mulheres sambistas em uma grande roda, levantando a bandeira contra o machismo.

Em 2019 esteia o show “Sambas, Congos e Pontos”, um passeio pela musicalidade afro-brasileira, entre sambas que marcaram história, toadas do nosso congo capixaba e cantigas de cunho afro religioso. Além de canções que fazem parte da história de nosso cancioneiro, apresenta pela primeira vez, músicas inéditas de sua autoria, que trazem a mescla desses ritmos, formando uma sonoridade ao mesmo tempo regional, mas sem fronteiras, tendo se apresentado na 6º Feira Literária Capixaba e no Festival Internacional de Compositoras Sonora.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem