Reserva Natural Vale

Museu

Reserva Natural vale

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: Abertura ás 08:30 e fechamento 16:00hs - de terça-feira a domingo.

Site: https://vale.com/pt/reserva-natural-vale

Email Público: reservanatural@vale.com

Telefone Público: (27) 3371-9702

Endereço: Linhares, Rod. Br-101, Km 122, s/n, s/n, BR 101 Norte , Farias, 29911-080, Linhares, ES

CEP: 29911-080

Logradouro: Linhares, Rod. Br-101, Km 122, s/n

Número: s/n

Complemento: BR 101 Norte

Bairro: Farias

Município: Linhares

Estado: ES

Descrição

A Vale mantém em Linhares, no norte do Espírito Santo, uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica do país. Com 23 mil hectares, a Reserva Natural Vale (RNV) é um dos últimos grandes remanescentes da Floresta de Tabuleiro, uma das formações florestais atualmente mais ameaçadas do bioma Mata Atlântica. Pela sua importância nas atividades de conservação, pesquisa e uso sustentável dos recursos florestais, recebeu da Unesco o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

A importância da área para a conservação da Mata Atlântica também é representada pela sobreposição de diversos territórios demarcados: Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e Patrimônio Mundial da Costa do Descobrimento, pela Unesco; Área Prioritária para a Conservação da Biodiversidade; Mosaico de Áreas Protegidas da Foz do Rio Doce; Corredor Central da Mata Atlântica e Corredor Sooretama-Goytacazes-Comboios, todos concedidos pelo Ministério do Meio Ambiente e ainda Important Bird Area e Endemic Bird Area, pela BirdLife International.

Além dos constantes esforços na busca de estratégias para conservação da sua alta diversidade biológica, a RNV é um local de execução de pesquisa, desenvolvimento, inovação e difusão de novas tecnologias nas áreas de silvicultura, biodiversidade, sistemas agroflorestais e sensibilização ambiental. Desde que foi adquirida pela Vale, nos anos 1950, até o momento já foram catalogadas mais de 2 mil espécies vegetais, mais de 1.500 morfoespécies de insetos e 103 espécies de mamíferos, além de 59 de anfíbios, 66 de répteis e mais de 400 espécies de aves. Até o momento 139 novas espécies de plantas foram descritas com base nas pesquisas apoiadas pela RNV.

A área é um ótimo espaço para a prática do turismo ecológico, pois está situada no Circuito do Verde e das Águas, umas das principais rotas turísticas do Espírito Santo. O local conta com ampla área verde para lazer, oferecendo caminhadas em trilhas, torre para observação, oficinas ecológicas, Centro de Visitantes com exposição permanente sobre a Mata Atlântica.

A Reserva Natural Vale é abrigo de mais de 400 espécies de aves, o que corresponde a aproximadamente 21% das espécies registradas em todo o país. Dentre elas, estão o Mutum-de-bico-vermelho (Crax blumenbachii), o Macuco (Tinamus solitarius) e o Gavião-real (Harpia harpyja ), espécies ameaçadas de extinção (IUCN).

Junto à Reserva Biológica de Sooretama, a Reserva Natural Vale é classificada pela BirdLife International como Important Bird Area, em função do número significativo de espécies endêmicas e ameaçadas encontradas nesse bloco único da Mata Atlântica.

Agendamento: Para realizar a observação de aves e realizar a submissão de pesquisas é necessário realizar contato pelo e-mail RNV.Pesquisas@vale.com, para avaliação.

A visitação espontânea não precisa de agendamento, o horário de funcionamento é de terça-feira a domingo das 8h30 às 16h.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Fernanda Cravo

Analista de meio ambiente na Reserva Natural Vale em Linhares - ES.
Trabalha com educação ambiental, museus e coleções cientificas.

Nome:

Tipo: